Business Intelligence & Business Analytics Blog

Business Intelligence e sua Realidade no Brasil

Business Intelligence é um termo que, só de se pronunciar, já gera um certo "burburinho".

É um termo forte mas, o seu Conceito é bem simples e, podemos definir como o processo que irá coletar, extrair, organizar, controlar e compartilhar informações que suportem a tomada de decisão. Aproveito também para mencionar que Informação Transacional não é Informação gerencial! Estas informações se completam. Quando utilizamos as informações transacionais para se tomar uma Decisão, neste momento, estamos transformando a Inteligência de Negócio em Burrice de Negócio, portanto, decida, apenas, baseado em informações gerenciais. No mundo inteiro este conceito é bem implementado, porém no Brasil ainda temos muitos problemas, referentes a projetos de Business Intelligence mal sucessidos. Porque que isto acontece? Aonde está o problema? Profissionais e consultorias mal qualificadas? Executivos e gestores que ainda não sabem como o Business Intelligence pode ser útil a sua companhia? Baixo investimento para ferramentas de suporte a decisão? Pois bem, acredito que seja um mixto de tudo isto e mais outros problemas que, tentarei resumir neste artigo.

Atualmente, no Brasil, mais e mais companhias tendem a implementar o Business Intelligence visando, é claro, o aumento de seus resultados, a redução de seus custos e a otimização do processo decisório que, muitas vezes, é arcaico e baseado em informações transacionais,  mas acredito que a maioria dos tomadores de decisão ainda não possuem maturidade suficiente sobre um projeto de Business Intelligence. Um projeto de BI não se resume apenas a um Dashboard. O projeto de BI deve ser implementado desde o transacional, passando pelos extratores (ETL), Qualidade de dados, Datawaresouse, Data Mart, para, então, chegarmos ao Dashboard. O que acontece, atualmente, é que a maioria das companhias deixam de implementar algumas destas etapas, com isso impactam diretamente no ciclo decisório e, consequentemente, a probabilidade deste projeto fracassar, aumentará. Sim, aumentará! Portanto, tenham atenção no momento de definir como será a implementação de seu BI, conversem com a consultoria parceira ou contrate, pontualmente, um profissional de Business Intelligence para especificar e desenhar o processo que deverá ser implementado.  O Business Intelligence é estratégico para toda e quaisquer Companhias! Invista na qualidade e no sucesso! Não dê margem para falhas! Não entregue algo de baixa qualidade!

O Mercado de Business Intelligence precisa amadurecer muito, apesar de parecer que somos um país totalmente aculturado no BI, ainda não somos. Ouço muitas reclamações de projetos mal implementados, porque a consultoria "vendeu" uma solução que não atendia as necessidades do Cliente ou o Cliente que não investiu corretamente, para não "gastar muito". 

Portanto, para minimizar os riscos de falha em seu projeto de BI, não esqueça de:

1 - Definir e desenhar todo o processo de Business Intelligence

2 - Projeto de BI não é somente um Dashboard, lembre-se que você precisará mapear o transacional, extrair as informações necessárias, modelar Data marts e, possivelmente, Datawarehouses.

3 - Trabalhe em parceria com a consultoria de Business Intelligence.

Lembre-se que a economia a curto prazo, torna-se custo a longo prazo!

BusinessIntelligenceBrasil.com

Comments powered by CComment