Business Intelligence & Business Analytics Blog

e-Commerce

O comércio eletrônico engloba todas as transações comerciais efetuadas por um negócio, com o objetivo de atender diretamente todos os seus clientes, utilizando para tanto as facilidades de comunicação e de transferência de dados mediadas pela internet. O processo para que uma empresa tenha o seu próprio comércio eletrônico é simples: basta que seja uma empresa legalizada.

O comércio eletrônico assemelha-se muito às vendas por catálogo ou por telemarketing: ambos extraem sua principal força comercial do fator comodidade! Mas o e-commerce possui outras vantagens:

  • o seu negócio está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • baixo tempo de entregas das encomendas;
  • facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforço financeiro;
  • a vantagem competitiva das grandes empresas para as pequenas é menor;
  • contato permanente com todas as entidades do processo: as interações são mais rápidas, diminuindo os custos relacionados com a comunicação;
  • conhecimento constante do perfil dos clientes, seus hábitos e regularidade de consumos;
  • antecipação das tendências de mercado, além da disponibilidade permanente de relatórios sobre os produtos mais visualizados e das áreas mais navegadas;
  • rapidez na divulgação de novos produtos ou promoções;
  • e muitas outras!

Comments powered by CComment