Business Intelligence & Business Analytics Blog

Volume + Variedade + Veracidade + Velocidade + Valor. Entenda os 5 Vs do Big Data.

Apesar de bastante popular, ainda existem muitas dificuldades em conceituar o Big Data. Para auxiliar na compreensão, você precisa entender seus 5 V's:

Volume

Refere-se à quantidade de dados gerados por segundo. Não estamos falando de Terabytes, e sim de Zettabytes ou Brotonbytes. Estima-se que o volume produzido dobre a cada 18 meses. É impossível armazenar e analisar essa quantidade de dados em uma tecnologia de banco de dados tradicional. 


Variedade

Refere-se à variedade de fontes de onde surge essa imensa quantidade de dados. São estruturados (minoria) e não estruturados (maioria), como e-mails, midias sociais, documentos eletrônicos, apresentações, mensagens instantâneas, video, etc.

Veracidade

Refere-se à importância do filtro. Em meio ao enorme volume e variedade de informações, é preciso destacar o que é rico em conteúdo importante para a empresa. 

Velocidade

Refere-se à velocidade em que os dados são gerados e movimentados. Muitas vezes se faz necessários agir praticamente em tempo real sobre o grande volume de informações gerado por segundo: big data permite essa análise sem necessariamente armazená-las em um banco de dados.

Valor

O último V é o que torna tudo relevante: Refere-se ao fato de que de nada adianta você ter acesso ao Big Data se ele não for passível de análise e de ser aplicado no processo de tomada de decisão da empresa, gerando valor aos resultados.

 

Produzimos um fluxo contínuo de informações que podem e devem ser monitoradas e analisadas. Entender os 5 V's é apenas o passo inicial para compreender os impactos potenciais dessa tecnologia - o que é essencial para organizações que querem se manter competitivas na economia digital. 

Conheça o serviço de Análise de Big Data da e-Setorial clicando aqui

Tags: Apoio à Decisão, Business Intelligence, Big Data, Volume, Variedade, Veracidade, Velocidade, Valor

Comments powered by CComment