Business Intelligence & Business Analytics Blog

Os benefícios do BI que toda empresa deveria conhecer

Os benefícios do Business Intelligence que toda empresa deveria conhecer

É interessante observar as companhias e perceber que nem sempre o óbvio é difundido. São poucas que largam na frente quando o assunto é inovação e investimento tecnológico. Muitas demoram para conceber e acreditar no retorno que estas soluções podem proporcionar. 

Várias empresas que apostaram nos benefícios do Business Intelligence (BI) com certeza puderam desfrutar desse retorno afirmativo nos processos e resultados organizacionais. Mas quais são esses benefícios que todas as organizações precisam conhecer? Por que o BI deveria ser adotado pela maioria das empresas? Compensa o investimento?

Essas perguntas pairam na cabeça da alta gestão que, normalmente, são céticas a qualquer grande mudança na organização, ainda mais quando o objeto em questão tem impacto na cultura de empresa, nos processos e no modo de tomar as decisões. Decisões estas que passam a ter maior embasamento e muito mais transparência aos olhos dos analistas de negócios, gestores e conselheiros.

Os benefícios do BI vão desde a tomada de decisão de forma mais pautada, como também:

  • Minimização de riscos;
  • Utilização de fatos ao invés de achismos;
  • Velocidade nas respostas corporativas;
  • Visualização das tendências;
  • Diminuição dos custos;
  • Aumento dos lucros.

A tomada de decisão é mais pautada devido ao subsídio que a informação fornece aos gestores, que muitas vezes se baseiam por decisões estabelecidas através de diálogos e intuições. Isso também favorece a minimização dos riscos, pois já que a decisão tem respaldo nos acontecimentos, o risco da decisão é imensamente menor.

A utilização de fatos ao invés da subjetividade (que as vezes prevalece em uma estrutura organizacional vertical) permite manter bom senso nas decisões gerenciais. Dessa forma cria-se uma cultura de transparência entre os colaboradores, além de transmitir confiança e solidez.

As perguntas que antes duravam dias ou semanas para serem respondidas, agora duram segundos ou no máximo alguns minutos. Isto porque a estrutura do BI é arquitetada para possibilitar facilidade de uso e também proporcionar rapidez nas repostas.

Outra coisa importante do BI é a previsão dos acontecimentos futuros através das tendências apontadas pelas informações. Isso permite à empresa se antever aos acontecimentos e estar preparada para os desafios futuros de forma proativa. 

A diminuição de custos se deve ao monitoramento e gestão dos gastos. Custos com viagem, cursos, equipamentos e salário, por exemplo, são facilmente analisados e administrados pela ferramenta adequada de BI. 

Todas essas características benéficas do BI têm participação crucial no aumento das receitas da organização. Elas permitem a preparação para focar diretamente no principal objetivo na maioria das empresas, que é a geração de lucros.

Portanto é importante que as organizações não subestimem a potencialidade que uma solução de BI pode fornecer. Sem dúvidas são benefícios que no dia a dia fazem a diferença no que tange ao alcance de metas, aumento dos lucros e satisfação dos clientes. Por isso, devemos ficar atentos para não perdermos a oportunidade de impulsionar os negócios através dessa poderosa solução chamada BI.

Canaltech.com.br

Comments powered by CComment